Blog

21/09/2017 imprensa Comentários desativados em Romanelli e Dr. Roze solicitam investimentos à agricultura de Querência do Norte

Romanelli e Dr. Roze solicitam investimentos à agricultura de Querência do Norte

 

Para buscar investimentos na agricultura de Querência do Norte, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) e a prefeita Dra. Roze participaram de reuniões em Curitiba para apresentar demandas do município. Os dois estiveram em encontros no Banco do Brasil, Companhia de Energia do Paraná (Copel) e Secretaria Estadual de Agricultura do Paraná (Seab), entre outros órgãos.

No Banco do Brasil, foi reivindicado que o crédito para agricultores seja ampliado. “O crédito rural para os assentados da linha Pronaf é importante, pois eles geram renda aos agricultores familiares. A verba serve para que os trabalhadores possam custear a safra, aumentar a atividade agroindustrial com a aquisição de máquinas, equipamentos e infraestrutura. Investir no agricultor é também investir na economia paranaense, que é muito rica neste setor”, disse Romanelli.

O município de Querência do Norte é considerado o maior produtor de arroz do Paraná. E o cultivo deste grão foi a pauta da reunião na SEAB. “Estamos buscando melhorias que incluem o apoio à pesquisa por meio do IAPAR, sem custo para os agricultores e mapeamento agrícola”, ressaltou Romanelli.

Outra questão importante levantada na SEAB e na Casa Civil foi a reforma e reconstrução dos diques do Rio Ivaí, principalmente nos projetos de assentamento Che Guevara e Pontal do Tigre, ambos na cidade.

Por fim, na Copel, Dra. Roze e Romanelli apresentaram um pedido para que o custo da energia elétrica aos produtores dessa cultura seja reduzido. “A conta acaba saindo muito cara para esse tipo de produção, pois eles utilizam um sistema de bombeamento de água para irrigar a plantação. Esperamos que, com a redução de custos, haja agregação de valor à produção de arroz e que as famílias agricultoras assentadas possam ter uma renda maior e uma qualidade de vida melhor no campo”, afirmou a prefeita.

Scroll to top