Blog

Qualificação profissional melhora em 25% renda do trabalhador

Profissionais qualificados e melhor preparados para o mercado de trabalho podem receber incremento salarial de até 25% a mais do que aqueles que não frequentaram cursos profissionalizantes. A informação foi repassada pelo secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, na manhã desta quinta-feira, 18, a prefeitos e lideranças da região de Ponta Grossa e Irati. Romanelli participou, juntamente com o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, com o deputado federal Sandro Alex e o irmão dele, Marcelo Rangel, prefeito de Ponta Grossa, da instalação do Fórum Regional de Apoio à Formação e Qualificação Profissional.

O evento reuniu cerca de 350 pessoas entre prefeitos, secretários municipais, gerentes de Agências do Trabalhador, técnicos das áreas do Trabalho e Social e representantes do Sistema Nacional de Ensino (Senai, Senac e Senat), além do Instituto Federal do Paraná. Para Romanelli, a proposta de instalação do Fórum visa a promover oferta de cursos profissionalizantes para todo o Paraná. “Nosso objetivo é transformar a realidade paranaense. O jovem que sai do Ensino Médio qualificado já entra no mercado de trabalho recebendo 25% a mais que o trabalhador não qualificado. As vagas estão disponíveis nos parceiros do sistema “S” para que esta qualificação seja cada vez maior”, explica Romanelli.

Segundo ele, a instalação do Fórum em Ponta Grossa, a exemplo do que ocorreu em outras oito regionais do Estado é a oportunidade de se debater o desafio de qualificar o trabalhador paranaense e, desta forma, garantir a inserção dele no mercado de trabalho. “Esta é a chance do trabalhador se qualificar e do Paraná vencer este grande desafio de ocupar as vagas disponíveis no mercado de trabalho, garantindo os investimentos feitos pelo Estado em todas as regiões paranaenses”, enfatiza.

Em todo o Paraná, 350 escolas estaduais promovem cursos técnicosv profissionalizantes a 87 mil alunos. Além disso, os municípios que aderem ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec recebem recursos federais, a cada 200 alunos matriculados “O Ministério do Desenvolvimento Social disponibiliza recursos do Acessuas para o municípios que qualificarem seus trabalhadores. A cada 200 alunos matriculados, o MDS repassa, em média, R$ 50 mil para o municípios investir na divulgação e cobrir outras despesas. Além disso, os alunos recebem Bolsa de Estudo, material didático, uniforme e vales transporte e alimentação”, anuncia Romanelli.

O vice-governador e secretário de Educação Flávio Arns lembrou que o Governo do Paraná criou o Comitê Gestor Interinstitucional por unir não somente gestores públicos estaduais e municipais, mas também lideranças ligadas ao Sistema “S” e Instituto Federal do Paraná para debater e apresentar propostas para formar e preparar o paranaense para o mundo do trabalho. “Todo mundo sabe que o Brasil e o Paraná sofrem um apagão de mão de obra. Por isso estamos aqui reunidos, para definirmos o que precisamos, em cada região e em cada município do nosso Estado. Nossa meta é formar e qualificar trabalhadores, unindo todas as forças para que este desafio seja vencido”, lembra o vice-governador.

O deputado federal Sandro Alex lembrou que os governos Federal e Estadual têm valorizado o trabalho realizado pelo Sistema S, quando contrata o Senai, Senac e Senat para qualificar trabalhadores em todo o Paraná. “Ponta Grossa tem sido um município parceiro na valorização do Sistema “S”. Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais estão fazendo o dever de casa. Temos certeza de que vamos alcançar nossas metas e nossos objetivos a partir das discussões debatidas aqui neste Fórum”, comenta.

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel lembrou que muitas são as dificuldades enfrentadas no Paraná para qualificar os paranaenses, mas o Paraná tem avançado muito nesta área e muitos trabalhadores estão ingressando no mercado de trabalho graças a essa qualificação ofertada pelo Governo do Paraná. “Isso mostra que estamos no caminho certo e tenho certeza de que vamos ampliar o número de trabalhadores atendidos a partir da instalação deste Fórum”, observa.

O diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Francisco Valério Júnior falou sobre a oferta de cursos para trabalhadores no setor. Segundo ele, há necessidade constante de qualificação destes trabalhadores para se adequarem às teconologias hoje existentes no mercado. “Os cursos estão desponíveis em vários segmentos do setor de transporte e vão desde o aperfeiçoamento para os motoristas de ônibus escolares até os trabalhadores no transporte de cargas perigosas”, explica.

Qualificação — O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferta uma grande variedade de cursos profissionalizantes que são levados à população paranaense pelo Governo do Estado e parceiros como as instituições do Sistema S (Senai, Senac e Senat) e o Instituto Federal do Paraná. O salário do trabalhador com curso técnico é 25% maior.

Para conhecer mais sobre o programa e de como aderir ao programa, basta acessar o portal:www.pronatecparana.pr.gov.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top