Blog

Romanelli participa da pactuação do Pronatec e discute Sistema Único do Trabalho, em Brasília

O presidente do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho ( Fonset) e secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Paraná, Luiz Claudio Romanelli, participa em Brasília, nesta terça-feira ( 26) do encontro de avaliação da pactuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) , promovido pelo MEC. Além disso, o secretário também participa do encontro do Grupo de Trabalho para elaboração de proposta de Sistema Único de Emprego e Trabalho Decente (GT-SUETD).

Para Romanelli, a criação dos Fóruns Estaduais de Apoio à Formação e Qualificação Profissional, proposta pelo Fonset e formalizada na semana passada durante o Fórum Nacional, será um importante passo para cumprimento das metas do MEC de ofertar a 8 milhões de vagas em cursos técnicos e de formação inicial continuada até o final de 2014.

“ O Paraná é o exemplo do sucesso da realização dos fóruns; Realizamos 11 encontros regionais em todo o Estado, reunindo prefeituras e ofertantes e a partir daí o número de matrículas nos cursos aumentou significativamente. Faltava divulgação e uma maior integração entre os municípios, representantes da rede de educação profissional e tecnológica e entidades da sociedade “, afirmou.

“ Acredito que a realização dos fóruns nos Estados vai permitir um maior diálogo entre todos os envolvidos com o Pronatec e resultará no aumento de trabalhadores matriculados nos cursos oferecidos nas várias modalidades do programa. Sem dúvida o Pronatec é um dos mais importantes programas do governo federal em parceria com os Estados e municípios para oferecer oportunidades de qualificação profissional”, ressaltou.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que participou da abertura do encontro a formação técnica é o caminho para manter a competitividade e a produtividade do país. Ele lembrou o caráter estratégico do programa, por formar mão de obra qualificada, gerando emprego e renda, e destacou que o investimento de R$ 14 bilhões no programa serve para “recuperar o atraso histórico na educação brasileira”. Ele ressaltou, ainda, que “neste governo, o social é o eixo estruturante do desenvolvimento econômico”.

Sistema Único de Emprego e Trabalho Decente- No encontro do GT-SUED, Romanelli apresentou a proposta do Fonset para o modelo de sistema público de emprego.

“ Há um consenso sobre a necessidade de reformular o sistema e assegurar mais investimentos na rede de atendimento ao trabalhador. Sem uma definição de um novo marco legal, não conseguiremos avançar e esse é um grande passo para darmos prosseguimento à discussão sobre o novo Sine que queremos e para a proposição de uma nova legislação”, disse Romanelli.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top