Blog

Planteq forma trabalhadores do ramo alimentício em Assaí

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS), por meio do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) qualificou 12 trabalhadores do setor alimentício de Assaí, no Norte do Paraná. Os trabalhadores foram qualificados para atuar como açougueiros por concluíram curso realizado também em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Prefeitura de Assaí.

O secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli destacou a importância da qualificação profissional para os trabalhadores do setor alimentício. Para ele, além dos conceitos básicos da profissão, o açougueiro também tem de primar pela higiene e qualidade dos produtos ofertados ao consumidor.

Emocionado, o secretário do Trabalho relembrou sua infância, quando ainda morava em Londrina, junto do pai, que era açougueiro. “Eu tenho muito orgulho em dizer que sou filho de um açougueiro. O diferencial dessa profissão é a inteligência e vontade de trabalhar e,ainda assim, cuidar da higiene do local do trabalho e da conservação dos produtos oferecidos ao consumidor”, observa.

Romanelli acrescenta que, por isso, a qualificação profissional é extremamente importante para os trabalhadores do setor. “A qualificação é importante não somente para o trabalhador, mas também para os empresários, que têm a garantia de que estão contratando mão de obra competente e qualificada para a função”, afirma.

O prefeito Luiz Alberto Vicente, o Luiz Mestiço lembrou dos esforços conjuntos entre a Prefeitura de Assaí, Câmara de Vereadores e Governo do Paraná para gerar emprego e aumentar a renda do trabalhador local. “Muitos trabalhadores tiveram a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho e a nossa meta é lutar para que esses trabalhadores possam permanecer aqui mesmo no município, trabalhando digna e honestamente para sustentar a família” , enfatiza o prefeito.

Também participaram da solenidade o ex-prefeito Michel Angelo (Tuti) Bomtempo; o chefe do Escritório Regional da SETS, Silvio Cunha; a gerente executiva do Senac, Roseli de Fátima Casasanta Bidoia; o presidente da Câmara Municipal, vereador Amarildo Correia e o gerente da Agência do Trabalhador de Assaí, Amancio Nemoto.

Determinação — Aos 47 anos, Mara Nicodemos da Silva decidiu matricular-se no curso de Açougueiro oferecido por meio do Planteq aos trabalhadores de Assaí. No entanto, ela não continha um dos critérios básicos para matricular-se no curso,que é referente à qualificação educacional. “Não me dei por vencida. Depois de muito tempo fora da sala de aula, voltei a estudar para poder frequentar o curso oferecido na Agência do Trabalhador”, explica a estudante.

Ela é um dos inúmeros exemplos de trabalhadores que voltaram a estudar para poder concluir um curso de qualificação e, dessa forma, voltar ao mercado de trabalho. “Eu tenho fé em Deus de que eu vou conseguir uma vaga para trabalhar. Sou brasileira. Não desisto nunca”, insiste.

O servidor público Nilson Leandro da Silva, 44, há muitos anos trabalhou como açougueiro, até trocar a iniciativa privada pelo serviço público. “Eu sempre tive vontade de trabalhar como açougueiro. Agora estou preparado para isso”, garante. Embora ele tenha concluído o curso, confirma que não deixará o serviço público agora. “Mas futuramente quero sim, trabalhar nessa área. Por isso é que estou me preparando, por meio de cursos de qualificação profissional”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top