Blog

05/07/2016 imprensa Comentários desativados em Renovação dos contratos de pedágio dependerá de prévia autorização da Assembleia Legislativa

Renovação dos contratos de pedágio dependerá de prévia autorização da Assembleia Legislativa

romaOs deputados aprovaram na sessão desta quarta-feira (29) alterações na Lei Complementar nº 76/1995, que dispõe sobre concessões e permissões de serviços públicos, que inclui os atuais contratos de pedágio no estado. O projeto de lei complementar2/2015 foi apresentado pelo deputado licenciado Douglas Fabrício (PPS), mas o texto votado em Plenário, em segundo turno, foi o substitutivo geral apresentado pelo deputado Tercílio Turini (PPS), com ajustes em relação ao quórum de votação, a partir de uma nova emenda apresentada pelo deputado Felipe Francischini (SD) na Comissão de Constituição e Justiça.

No substitutivo de Turini a aprovação para a renovação dos atuais contratos se daria através do voto da maioriaabsoluta dos deputados. Já na proposição de Francischini, a aprovação previa votação pela maioria simples dos votos dos parlamentares presentes, ficando assim em consonância com o artigo 56 da Constituição do Estado do Paraná, conforme justificou o parlamentar.

Com isso, será incorporado o § 4º ao artigo 24 da Lei Complementar nº 76/1995, com a seguinte redação: “a formalização da prorrogação do prazo do contrato de concessão, independente do período, dependerá de prévia aprovação da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná”. A emenda substitutiva foi aprovada com 48 votos favoráveis e nenhum contrário.

O substitutivo manteve apenas a autorização do Legislativo em caso de prorrogação do contrato de concessão. A matéria original previa também que em casos de aditivos contratuais a autorização legislativa fosse necessária. A retirada deste item foi justificada pelo líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB). Segundo ele, esse dispositivo engessaria a administração pública ao depender da autorização do Legislativo para eventuais aditivos. Já no casso da prorrogação, declarou que a aprovação pela maioria dos deputados vai “deixar de forma mais transparente essa discussão da prorrogação do pedágio e de qualquer tipo de concessão”.

A emenda apresentada pelo deputado Paranhos (PSC), que determinava a autorização legislativa para a prorrogação e também para a contratação de novos trechos de concessão de pedágio, foi rejeitada pelos parlamentares, com 26 votos contrários e apenas 16 favoráveis.

O projeto retorna na sessão desta terça-feira (5) para análise em terceiro turno. Depois disto deverá passar ainda por mais uma votação, em redação final, antes de seguir para a sanção do Poder Executivo.

Fonte: Divulgação/Alep

Foto: Pedro Oliveira/Alep 

Scroll to top