Blog

Richa é aprovado por 73% dos paranaenses

O governador Beto Richa continua muito bem avaliado conforme pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira (27), pela Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI). Richa é aprovado por 73% dos paranaenses e na avaliação pessoal, o governador recebeu nota 8. Do universo pesquisado, 89% dos entrevistados disseram estar muito satisfeito e satisfeito em morar no Paraná.

 “Recebo o resultado com muita humildade. São números que demonstram aprovação do nosso governo. O resultado de dois anos de administração começa aparecer cada vez com mais evidência, de todas as áreas de administração. Isso reflete o bom momento que atravessa o Estado”, disse Richa.

 O Ibope fez 2.002 entrevistas em 12 regiões do estado, considerando as variantes de sexo, idade, grau de instrução e renda familiar, entre 16 e 22 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Na pergunta que rendeu 73% de aprovação a Beto Richa, a desaprovação ficou em 18%, já que pouco mais que 8% dos entrevistados disseram não saber responder à pergunta.

 AVANÇOS – “Avançamos na educação, saúde, segurança pública, geração de emprego e renda dos paranaenses. Temos o maior ciclo industrial e a maior política habitacional da história do Paraná”, declarou Richa. “Fazemos uma gestão democrática com a participação de todos. Isso nos motiva a trabalhar cada vez mais, diante do reconhecimento, da aprovação e da demonstração de confiança dos paranaenses no nosso governo. Fico honrado e procuro fazer jus a essa confiança”.

Para o diretor do Ibope, Hélio Gastaldi, o resultado da pesquisa sobre o Governo Richa é muito bom, considerando que foram apenas dois anos de governo. “É um índice alto de aprovação, difícil de ser alcançado em apenas dois anos. Este índice pode crescer ainda mais, pois a nota dada ao governador é excelente. Poucos governantes recebem nota 8 no Brasil, onde a população é muito crítica em relação ao governo”, diz Gastaldi.

 AVALIAÇÃO – O governo Beto Richa é bem avaliado nas 12 regiões pesquisadas pelo Ibope e a aprovação é superior aos 73% no Noroeste (aprovação de 91%), Centro Ocidental (89%), Sudoeste (88%), Oeste (86%), Norte Pioneiro (77%) e Centro Sul (77%).

 A avaliação do governador, na escala de zero a 10, também é superior à média geral dos 8,0 em regiões como Centro Ocidental (8,9), Noroeste (8,7), Sudoeste (8,6), Sudeste (8,4), Centro Oriental (8,4), Norte Pioneiro (8,4), Oeste (8,4) e Centro Sul (8,3).

O grau de satisfação dos paranaenses com o Estado também é alto. Vinte por cento responderam que estão “muito satisfeitos” em morar no Paraná. Somados com os satisfeitos, esse percentual sobe para 89%.

PROBLEMAS – A pesquisa Ibope também levantou quais os maiores problemas na opinião dos paranaenses. A área de saúde foi a mais mencionada, com 33%. Segurança ficou em segundo lugar, com 21%, e educação em terceiro, com 10%. Os paranaenses nomearam ainda como maiores problemas o desemprego (9%), as estradas (7%) e o pedágio (6%).

Hélio Gastaldi, diretor do Ibope, avalia que saúde, segurança e educação são problemas conjunturais no Brasil, áreas sempre mal-avaliadas nas pesquisas, municipais, estaduais ou federais. “Em todas as pesquisas, essas áreas são questionadas pela população porque são vitais, com grandes carências em nosso País, por mais que os governos façam boas ações, a população sempre vai exigir mais”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top