Blog

Secretaria do Trabalho e IFPR renovam convênio para programa Telessalas do Trabalhador

O secretário do Trabalho , Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli e o reitor do Instituto Federal do Paraná-IFPR, Irineu Colombo, assinaram nesta quarta-feira (26) o termo aditivo do convênio para a retomada e ampliação do Programa Telessalas do Trabalhador. Atualmente, são 125 telessalas instaladas nas agências do trabalhador de todo o Estado que oferecem oficinas de capacitação para os trabalhadores paranaenses.

Segundo o secretário Luiz Claudio Romanelli, o programa é um exemplo de parceria bem sucedida entre as várias instâncias governamentais e deverá ser ampliado gradativamente para todas as 220 agências do trabalhador do Estado.

“Na primeira etapa do programa, oferecemos cursos para mais de 4 mil trabalhadores. Nesta nova etapa, pretendemos qualificar mais 5 mil pessoas. Temos um excelente parceria com o IFPR e queremos ampliar o programa, que efetivamente consegue preparar os trabalhadores para o ingresso, a permanência e a progressão no trabalho”, afirmou Romanelli.

Para o reitor Irineu Colombo, o programa Telessalas do Trabalhador contribui para a inserção social e melhoria do desempenho dos trabalhadores “ Os cursos ministrados são dinâmicos, motivadores e auxiliam efetivamente os trabalhadores. É uma importante ferramenta para a orientação e qualificação profissional que proporciona ao trabalhador conteúdos para aprimoramento pessoal e profissional”, diz

O  programa das oficinas de melhoria das competências para o trabalho objetiva melhorar o desempenho dos trabalhadores nos processos seletivos. As aulas são transmitidas via satélite, ao vivo, com o acompanhamento de um tutor local Os conteúdos são ministrados por professores do IFPR, com módulos de  marketing pessoal, relações Interpessoais, inglês, espanhol, empreendedorismo, português e matemática básica.

O público-alvo das telessalas são trabalhadores com dificuldade de inserção no mercado de trabalho, mulheres com mais de 40 anos chefes de família, beneficiários de seguro-desemprego, jovens que buscam o primeiro emprego, autônomos, prestadores de serviços, artesãos e empreendedores individuais e da economia solidária.

Participaram da assinatura do termo aditivo Thiago da Costa Florêncio, diretor de Planejamento e Administração de ensino à distância, Neide Alves, Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Gilmar José Ferreira dos Santos, Pró-Reitor de Administração, Angelo Piazetta, Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Silvestre Labiak Jr, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Ângela Carstens, coordenadora da Divisão de Intermediação de Mão de Obra da Secretaria do Trabalho e Maria Augusta Araujo, coordenadora da Divisão de Economia Solidária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top